A Petrobras realizou nesta sexta-feira, 21 de julho, em Paulínia, a 119 quilômetros de São Paulo), a cerimônia de posse do novo gerente geral da Replan, Raphael Franco de Campos. Participaram do evento o diretor de Processos Industriais e Produtos, Wiliam França, o diretor executivo de Comercialização e Logística, Claudio Schlosser, o prefeito de Cosmópolis, Junior Felisbino, representantes dos poderes executivos municipais de Paulínia e Artur Nogueira, representantes de empresas prestadoras de serviço e de sindicatos, além de lideranças comunitárias.
Entre as autoridades de Paulínia estavam, o vereador e presidente da Câmara Edilson Rodrigues Junior e os secretários municipais José Luiz Braga (Negócios da Receita), Nicholas Andrews Baccarin (Finanças) Renato de Camargo Gonçalves(Planejamento e Controle Urbano), Danilo Barros (Governo e Relações Institucionais), Leonardo Viu Torres (Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente) e Toní Roberto da Silva Guimarães (Proteção e Defesa Civil).
Em seu discurso, Campos destacou a importância da Refinaria de Paulínia, que é responsável por fornecer cerca de 30% da demanda nacional de combustíveis. “Temos consciência de nosso papel na sociedade como uma empresa do tamanho que somos. Por isso, atuamos olhando também para fora de nosso negócio e de nossos muros. Apoiamos a educação, a cultura, projetos que promovem a inclusão, a diversidade e a geração de renda, com patrocínios sociais e ambientais do Programa Petrobras Socioambiental. Além disso, trabalhamos constantemente na evolução tecnológica e da nossa capacidade técnica, que nos permitem o desenvolvimento de uma carteira de projetos com foco na eficiência e transição energética. Um ponto hoje que nos deixa orgulhosos e orgulhosas, é o fato de a Replan estar apta a processar 100% petróleo do pré-sal, entregando, assim, derivados cada vez melhores para a sociedade”.
Raphael Franco de Campos ingressou na Petrobras em 2002. Antes de ser nomeado gerente geral da Replan, ele exercia, desde janeiro de 2023, o cargo de gerente geral da Recap, em Mauá (SP). Na Petrobras, desenvolveu ampla carreira gerencial desde 2008, sempre ligadas ao refino. Foi supervisor, coordenador técnico de operação e gerente setorial das unidades de Coqueamento da Replan (2008-2013), gerente na Excelência Operacional de Hidrotratamento de Coqueamento (hoje Processo e Operação) na Sede (2013-2015), gerente geral adjunto na RLAM (2015-2018), gerente geral adjunto na Reduc (2018-2019) e gerente de operação na Replan (2019-2023).
O diretor de Processos Industriais e Produtos, Wiliam França, aproveitou a ocasião para elencar os investimentos da área e reforçar a participação do refino na estratégia da companhia. “A Petrobras está preparando as refinarias para assumirem um papel relevante em direção à transição energética, com investimentos em eficiência no consumo de energia e no controle de emissões das operações, gerando produtos mais sustentáveis”, afirmou William.
Maior refinaria em processamento de petróleo do Sistema Petrobras, a Replan tem recebido investimentos na modernização de seu parque de refino, com consequente melhoria em sua eficiência operacional e ambiental. Em junho, a refinaria iniciou a operação do precipitador eletrostático, um novo sistema para tratamento de gases que possibilita a captura de material particulado presente no gás pela aplicação de um forte campo elétrico. Com esse processo, será evitada a emissão ao meio ambiente de cerca de 30 toneladas por mês de particulados finos. Além disso, está em construção uma nova unidade de hidrotratamento de diesel (HDT), que terá capacidade de produção de 10 milhões de litros de Diesel S-10 (com baixo teor de enxofre) por dia. A unidade tem previsão de entrar em operação em 2025.
Seja muito bem-vindo ao meu espaço como jornalista no WordPress! Aqui, você encontrará uma variedade de artigos que abordam temas desde política e economia até cultura e tecnologia. Meu compromisso é trazer conteúdo informativo e inspirador, buscando sempre a verdade e uma visão imparcial.