As crianças do Ensino Fundamental I e II da Secretaria de Educação de Paulínia puderam participar de uma importante experiência imersiva envolvendo a exploração do espaço nesta quinta-feira, 3.
Em parceria com a Amazon Web Services (AWS) e a Kscia International Space Academy, a cidade recebeu, de forma inédita, o evento internacional Space Day, que tem como objetivo promover a cultura de tornar o espaço acessível para todos.
Segundo Jefferson Michaelis, organizador do Space Day Brasil, o evento busca despertar nas crianças o espírito de exploração. “Nosso objetivo é motivar as crianças a se tornarem estudiosas do espaço e, por que não, astronautas? Paulínia é uma cidade cercada por empresas de tecnologia. Precisamos fomentar o interesse dessas crianças para que possamos ter profissionais qualificados e apaixonados pelo espaço no futuro”, afirma.
A ação e se estende até sexta-feira, 4, totalizando mais de 700 crianças impactadas. Os alunos da rede pública participaram de oficinas práticas de ciências, incluindo experimentos como a simulação do lançamento de um foguete. Além disso, o Space Day trouxe artefatos espaciais — objetos que foram para o espaço —, como roupas, acessórios e até comida de astronauta. Também foram expostas peças de titânio utilizadas na Estação Espacial e amostras do solo lunar reproduzidas no laboratório espacial nos EUA.
Antes do evento, a Secretaria de Educação selecionou dez embaixadores, alunos com maior afinidade com disciplinas como física e química. Esses embaixadores receberam treinamento dos organizadores e foram responsáveis por apresentar as exposições aos demais colegas. “Aqui, a experiência é imersiva e totalmente disruptiva. Os alunos tocam nas roupas, nos objetos, na comida, em tudo! Acreditamos que só assim podemos criar vínculos e despertar vocações para as profissões do futuro”, conclui Michaelis.
Outra atração do evento, realizado em um dos estúdios do polo cinematográfico sem custo aos cofres públicos, foi um tapete gigante didático sobre a exploração de Marte. O tapete foi desenvolvido pelo astronauta Buzz Aldrin, o segundo homem a pisar na Lua e inspiração para o personagem Buzz Lightyear, do filme Toy Story. A atividade proporcionou um tour lúdico e educativo pelo “planeta vermelho”.
Por fim, os participantes enviaram um cartão postal ao espaço, com ilustrações, desenhos ou mensagens personalizadas. Todos os cartões serão transportados a bordo do foguete New Shepard, da Blue Origin, e, após a conclusão da missão nos EUA, serão devolvidos ao Brasil com o carimbo “Flown in Space”, que significa “voou no espaço”.
“O dia de hoje certamente ficará marcado na memória dessas crianças. Proporcionar experiências que tornem o ensino mais lúdico e eficiente é um dos pilares da nossa gestão, que busca constantemente novas conexões para diversas ações”, afirmou o prefeito, Danilo Barros, que prestigiou o evento ao lado da primeira-dama, Tamires Barros, e da filha Eloá.
Saiba mais
O Space Day é promovido pela Amazon Web Services (AWS) e pela Kscia International Space Academy, que, junto com outras empresas multinacionais como a SpaceX, formam o grupo New Space. Esse grupo tem permissão para atuar na área espacial, assim como a NASA, a agência do governo federal dos Estados Unidos responsável por pesquisa, desenvolvimento de tecnologias e programas de exploração espacial.
Este é o segundo evento realizado em Paulínia em parceria com a AWS voltado à educação de crianças e adolescentes. Em novembro do ano passado, a cidade sediou o Girls Tech Day 2024, que reuniu 360 alunas da rede municipal de educação em um evento voltado ao estímulo do interesse de jovens meninas por tecnologia e STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).
Local: Nossa Senhora Aparecida
Fonte: PMP