O melanismo pode ocorrer em diferentes animais e isso acontece devido ao aumento da produção de ‘melanina’, que é uma das proteínas responsáveis pela pigmentação da pele e dos pelos, sendo considerada uma mutação genética.
Ele também pode ocorrer em todas as espécies de felinos que temos no Brasil e isso não torna o animal melânico de outra espécie.
Atualmente, há três felinos melânicos sob os cuidados no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) da Associação Mata Ciliar na cidade de Jundiaí (SP), sendo duas onças-pintadas, a ‘Tefé’ e a ‘Apiúna’, e um gato-do-mato-pequeno, a ‘Junina’.
Tefé chegou ainda filhote, com dentes serrados e garras arrancadas, depois de ser sido resgatada de dentro de uma residência no município de Tefé, no Amazonas, onde era mantida com coleira e correntes, sendo tratada como pet.
Apiúna também chegou filhote e proveniente do tráfico, sendo resgatada de um cativeiro na Ilha do Marajó, no Pará.
Já Junina foi encontrada filhote em uma zona rural do município de Tapiraí (SP) e entregue para os cuidados da Mata Ciliar.
Ajude a Mata a continuar cumprindo a sua missão em prol da fauna silvestre. Participe do Programa Adote um Animal: http://mataciliar.org.br/site/adote-um-animal/
MATA CILIAR
A Associação Mata Ciliar (AMC) é uma entidade sem fins lucrativos declarada de Utilidade Pública Federal e que desde 1987 desenvolve diversas ações para a conservação da biodiversidade.
Durante esse período foram diversos desafios enfrentados e conquistas alcançadas sempre em parceria com instituições privadas, poder público e com a sociedade.
Seja muito bem-vindo ao meu espaço como jornalista no WordPress! Aqui, você encontrará uma variedade de artigos que abordam temas desde política e economia até cultura e tecnologia. Meu compromisso é trazer conteúdo informativo e inspirador, buscando sempre a verdade e uma visão imparcial.