23.1 C
Paulínia
domingo, novembro 24, 2024

Oficina dos Sonhos em Paulínia segue com capacitação gratuita de jovens em design e marcenaria

Fotos: Divulgação

O laboratório Oficina dos Sonhos Rhodia, implantado pelo projeto Artes & Ofícios, atende 80 jovens de Paulínia e região com cursos gratuitos de marcenaria e design

A primeira fornada de objetos de madeira produzidos pelos participantes da Oficina dos Sonhos Rhodia já está pronta. Entre as peças confeccionadas estão: mesa, cadeira, estantes, armários e brinquedos. Implantada pelo projeto Artes & Ofícios, oferece a 80 jovens de Paulínia e região cursos gratuitos de marcenaria e design. A iniciativa é patrocinada pela Rhodia, empresa do Grupo Solvay, com apoio da Lei de Incentivo à Cultura.

A Oficina tem como missão transmitir conhecimento técnico em design e marcenaria com o objetivo de geração de emprego e renda para jovens e adultos, revelando novos talentos e atuando como uma incubadora de projetos de design inovadores para a indústria do setor de madeira.

As atividades envolvem a realização de cursos livres de média e curta duração, além de workshops de criação e exposições locais e itinerantes dos trabalhos produzidos. Os cursos funcionarão até o final de março.

As aulas estão sendo realizadas em um galpão, num formato de “laboratório de design” com diversas ferramentas manuais incluindo bancadas, plainas, formões, serrotes e martelos, além de ferramentas elétricas fixas como: serra circular, de fita, tico-tico, esquadrejadeira, desengrossadeira, torno, desempenadeira e lixadeiras.

Os participantes recebem orientações técnicas e práticas de como utilizar estas ferramentas e como trabalhar em segurança seguindo os procedimentos e usando todos os equipamentos de proteção individual obrigatórios para essas atividades. Complementando as aulas regulares, o Oficina dos Sonhos apresentará os trabalhos desenvolvidos pelos alunos em mostras de design e prevê aulas especiais com professores, arquitetos e designers brasileiros renomados.

Oportunidade – Os estudantes têm aproveitado muito bem as aulas, conforme explica uma das estudantes, Aléxia Arantes (foto). “Foi muito bacana ter sido selecionada para poder participar deste curso, pois foi uma estrutura muito boa que o curso proporcionou pra gente, com vários equipamentos e que não teríamos acesso se não fosse pelo projeto”, diz ela.

“O professor é bastante capacitado para nos explicar a lidar com os diferentes tipos de madeira, como a gente faz o planejamento, desde a concepção da ideia até a finalização do produto, além da troca com os outros colegas, tendo a possibilidade de criar coisas juntos. Acredito que esse é um projeto muito importante para a capacitação de pessoas, possibilitando uma mudança de área de atuação ou até mesmo para aprender um novo hobby”, acrescenta Aléxia Arantes.

Veja Também...