sexta-feira, maio 9, 2025

Lions e Saúde da Prefeitura de Nova Odessa realizam 2ª Doação de Sangue 2025 neste sábado, no Ambulatório

Em 2024, as quatro edições da campanha arrecadaram 314 bolsas de sangue ao Hemocentro da Unicamp

Por Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Odessa/SP

Acontece neste sábado, dia 10 de maio, a 2ª edição da Campanha “Doe Sangue Doe Vida” de 2025. A ação é uma parceria entre a Prefeitura de Nova Odessa, através da Secretaria Municipal de Saúde, e o Lions Clube, e tem o objetivo de atrair novos doadores. O material arrecadado vai para o Hemocentro do Hospital de Clínicas da Unicamp.

A coleta vai acontecer das 8h30 às 12h, no Ambulatório de Especialidades Médicas, localizado na Avenida João Pessoa, nº 833, no Bosque dos Cedros. Podem participar pessoas com idade entre 16 e 69 anos, em boas condições de saúde.

Na primeira campanha deste ano, realizada em fevereiro, foram 116 candidatos à doação, dos quais 101 estavam aptos a doar. Entre eles, 39 doaram sangue pela primeira vez. A ação também possibilitou o cadastro de 10 possíveis doadores de medula óssea. 404 vidas serão salvas, visto que cada bolsa de sangue consegue salvar até 4 pessoas. Nas quatro edições promovidas em Nova Odessa ao longo de 2024, foram 314 bolsas arrecadadas no total.

“Muita gente ainda desconhece a importância de doar sangue. A doação não dói, não altera o peso, não afina ou engrossa o sangue, nem causa fraqueza e ainda pode salvar até quatro vidas. Sangue não se compra nem se vende, apenas se doa, com amor e solidariedade”, destacou a presidente do Lions Clube de Nova Odessa, Rita Jirschik da Cruz.

Rita fez um convite à população: “Se você tem entre 16 e 18 anos, venha acompanhado de seu responsável legal, portando documento com foto. Se tem entre 18 e 60 anos e está com a saúde em dia, venha doar pela primeira vez. Caso já for doador, você pode doar até os 69 anos. Todos serão acolhidos com carinho, e a equipe está pronta para tirar qualquer dúvida”, afirmou.

Ela aproveitou para agradecer mais uma vez a parceria com o Hemocentro da Unicamp e com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. A campanha tem também o apoio da Polícia Militar, Colégio Conexão, Escoteiros do Ar, ETEC (Escola Técnica Estadual) e Faculdades Network.

As coletas periódicas ocorrem quatro vezes ao ano e visam repor os estoques de sangue do Hemocentro, que cede bolsas para os pacientes do município e de dezenas de outras cidades da região.

Para doar sangue, é necessário ter entre 18 e 69 anos, ou a partir de 16 anos com autorização presencial do responsável legal. O doador deve pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde, ter dormido ao menos seis horas na noite anterior, e não ter consumido bebida alcoólica nas últimas 24 horas. Não é necessário estar em jejum.

Veja também...