20.9 C
Paulínia
sexta-feira, novembro 22, 2024

Moradores de Paulínia já podem pedir a troca gratuita das antenas parabólicas tradicionais pelas digitais

Em breve, as parabólicas tradicionais vão parar de funcionar, por isso precisam ser substituídas pelas novas parabólicas digitais. Isso vai acontecer porque a tecnologia 5G está sendo implementada no Brasil e utiliza a mesma faixa da radiofrequência.

Os moradores de Paulínia já podem pedir a troca gratuita das antenas parabólicas, para ter acesso à antena digital sem custos, a pessoa ou família precisa: ser beneficiária de algum programa social do Governo Federal e registrada no Cadastro Único; e possuir uma parabólica convencional com sinal ativo.

Parabólica tradicional deve ser trocada para garantir acesso à televisão após ativação do 5G – Foto_ Pablo Le Roy_MCom

O Governo de São Paulo iniciou uma mobilização entre gestores municipais de todo o Estado para acelerar a troca das antenas parabólicas tradicionais pelas digitais. A tecnologia ainda é comum no interior, especialmente em áreas rurais, porém a frequência utilizada por esses equipamentos pode sofrer interferência do sinal da internet 5G. A previsão é que o sinal das parabólicas comuns seja desativado em dezembro de 2024.

A InvestSP vai incentivar e apoiar prefeituras na realização de campanhas em espaços públicos para informar o cidadão sobre a necessidade da troca das antenas parabólicas tradicionais, que pode ser feita gratuitamente nas 320 cidades paulistas onde a ativação do 5G já foi liberada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Os novos equipamentos são oferecidos pela Siga Antenado, organização sem fins lucrativos criada – por determinação da Anatel – pelas operadoras que ganharam a concessão do 5G, para acelerar o processo de troca das parabólicas. A lista com as cidades onde já é possível fazer a troca, as regras para ter acesso ao equipamento e o passo a passo para fazer o pedido podem ser consultados no site do Siga Antenado.

Veja Também...