Paulínia está mais alegre, florida e cheio de vida por causa dos ipês rosa, que colorem as Avenidas José Paulino, Prefeito José Lozano Araújo, Nove de Julho, entre outras.
A presença das árvores no município está diretamente relacionada com o bem-estar físico e mental da população. E a arborização da cidade deve ser uma questão de saúde pública.
Além da árvore reduzir a contaminação emitida pelos carros, ela contribui para a qualidade do ar, para o bom funcionamento da pressão arterial e para a diabetes.
O ipê floresce uma vez por ano, de julho a agosto, quando os dias são mais curtos. Ele é uma planta caducifólia, ou seja, que perde as folhas na época de floração.
A espécie encontrada em Paulínia é sul-americana e, pode ser encontrada nos biomas do Cerrado, Mata Atlântica e Pampa. As raízes da árvore são profundas e possibilitam a extração de água em condições de seca extrema.
O ipê rosa é uma espécie recomendada para recuperação de áreas degradadas. Também é uma boa opção para a arborização urbana porque possui crescimento moderado e tem raízes profundas. A planta atrai periquitos, beija-flores, cambacicas, sabiás entre outros.
Seja muito bem-vindo ao meu espaço como jornalista no WordPress! Aqui, você encontrará uma variedade de artigos que abordam temas desde política e economia até cultura e tecnologia. Meu compromisso é trazer conteúdo informativo e inspirador, buscando sempre a verdade e uma visão imparcial.