20.9 C
Paulínia
sexta-feira, novembro 22, 2024

Saúde realiza campanha de prevenção das hepatites virais

Paulínia promove a vacinação da hepatite B para todas as idades e oferece o tratamento da hepatite C para os portadores da doença que pode ser evitada com prevenção e tem cura

No Brasil, estima-se que 2,3 milhões de pessoas tenham algum tipo de hepatite, e cerca de 1,5 milhão são portadores do tipo C. O Dia Mundial de Luta para a eliminação da doença é 28 de julho, instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS), porém as ações de prevenção acontecem durante todo o mês.

O Julho Amarelo quer chamar a atenção para a prevenção até a eliminação da doença. E a Secretaria Municipal de Saúde viabiliza a vacinação da hepatite B e oferece o teste rápido para hepatites B e C. O tratamento da hepatite C é gratuito para todos os portadores da doença, na rede municipal.

A doença age silenciosamente, porém, na Rede Municipal de Saúde, há tratamento gratuito para toda população. Para a Hepatite B, existe vacinação e tratamento. Contra a Hepatite C, somente tratamento e cura.

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus, nem sempre apresentando sintomas, o que pode tornar o diagnóstico ainda mais prejudicado.

No caso específico das hepatites virais, as inflamações são causadas por vírus classificados por A, B e C, mas também pode incluir as infecções por D (Delta) e E, menos comum no Brasil.

A doença pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.

A falta do conhecimento da existência da doença é o grande desafio, assim como a atenção para as formas de contágio, que podem ser por via sexual, mas também por transfusão de sangue ou por contato sanguíneo e compartilhamento de objetos pessoais perfurocortantes, como agulhas, lâminas e tesouras.

O munícipe pode realizar, gratuitamente, o teste rápido em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) ou no Serviço de Atenção Especializado (SAE), localizado na Rua Maria das Dores Leal de Queiroz, 777, no Jardim Vista Alegre.

O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Veja Também...