20.9 C
Paulínia
sexta-feira, novembro 22, 2024

Secretaria de Saúde promove pré-conferências sobre saúde mental à população em geral

De 14 de junho a 19 de julho, a Secretaria Municipal de Saúde de Paulínia realizará as Pré-conferências de Saúde Mental. As inscrições devem ser realizadas pelo site http://www.paulinia.sp.gov.br/. Conselheiros municipais e trabalhadores de saúde também podem participar dos debates.

Ao todo, serão quatro reuniões, sendo nas UBSs Centro I, Monte alegre, Planalto e São José, todas abertas à participação popular e com foco na coleta de propostas para melhoria da assistência em saúde mental.

Em Paulínia, o esforço para atender à população ocorre de forma multidisciplinar e capilarizado, por meio de diferentes equipamentos como as 10 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), e os 3 Centros de Atenção Psicossocial (Caps), que se organizam para acolher as demandas em saúde mental.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), pessoas com condições graves de saúde mental morrem, em média, 10 a 20 anos mais cedo que a população em geral. Para a organização, a definição de saúde mental é explicada como um conceito de bem-estar em que o indivíduo percebe suas próprias habilidades e consegue lidar com situações de estresses cotidianos, além de trabalhar produtivamente sendo capaz de contribuir com a sociedade.

Calendário
1️⃣ª Pré-Conferência – Quarta-feira, 14 de junho / UBS São José – das 18h às 20h / Usuários da UBS João Aranha devem participar deste encontro
2️⃣ª Pré-Conferência – Quarta-feira, 21 de junho / UBS Centro – das 18h às 20h / Usuários das UBSs Morumbi e Betel devem participar deste encontro
3️⃣ª Pré-Conferência – Quarta-feira, 12 de julho / UBS Jardim Planalto – das 18h às 20h / Usuários da UBS Jardim Amélia devem participar deste encontro
4️⃣ª Pré-Conferência – Quarta-feira, 19 de julho / UBS Monte Alegre – das 18h às 20h / Usuários das UBSs Cooperlotes e Parque da Represa devem participar deste encontro

Referência – Embora a UBS seja sempre a referência para o atendimento dentro do território, quando necessário os pacientes são encaminhados para os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) infantojuvenil, adulto ou álcool e drogas, seguindo o princípio de trabalho em rede preconizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Autocuidado
Doenças como depressão e ansiedade podem ser diagnosticadas em consultas com profissionais da rede municipal de saúde do município. Entretanto, é importante ter atenção para sinais que indicam sofrimento e, quando possível, assumir atitudes que favoreçam um estilo de vida mais saudável.

Confira algumas dicas do Ministério da Saúde (MS) para cuidar da saúde mental:
• pratique atividades físicas;
• procure manter uma rotina adequada de sono;
• busque alimentação saudável com ingestão de verduras, legumes e frutas;
• evite o tabagismo;
• evite o consumo excessivo de álcool e,
• atente-se a sinais de tristeza, agitação, prostração recorrentes, ou sensação de falta de sentido para a vida.

Veja Também...