Neste mês é realizado o Abril Azul, uma campanha para conscientizar a população sobre a inclusão de pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista). O transtorno refere-se a uma série de condições caracterizadas por desafios com habilidades sociais e padrões restritos e/ou repetitivos de comportamento
A data (2 de abril) foi escolhida durante a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em 2008, com o objetivo de esclarecer para a sociedade o que é esse transtorno e acabar com o preconceito e discriminação ainda existentes.
Também serve de referência para que governos, sociedade, pessoas com o transtorno no espectro autista e seus familiares reafirmem os direitos já conquistados, discutam sobre a importância do diagnóstico precoce e debatam sobre iniciativas para ampliar a inclusão em áreas fundamentais, como educação, cultura, saúde, esporte, entre outras.
O Dia Mundial da Conscientização do Autismo é uma referência para que governos, sociedade, pessoas com autismo e seus familiares reafirmem os direitos já conquistados, discutam sobre a importância do diagnóstico precoce e de iniciativas para ampliar a inclusão em áreas fundamentais como educação, cultura, saúde, esporte, entre outras.
Por ser um transtorno quatro vezes mais comum em meninos do que em meninas, a cor azul foi escolhida para representar o autismo. Apesar de não haver um número preciso, há 70 milhões de pessoas com espectro autista no mundo. No Brasil, não existe uma estatística oficial, mas a estimativa é de que este número chegue próximo a 2 milhões de pessoas.
Em 2002, foi aprovada a Lei Berenice Piana (Lei 12.764), que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.
A sanção do texto representou um avanço histórico na afirmação dos direitos, ao eliminar toda e qualquer forma de discriminação, viabilizar o acesso à educação regular inclusiva, aos benefícios de proteção social e a todos os demais direitos previstos no Estatuto da Pessoa com Deficiência. As pessoas com autismo também tiveram seus direitos resguardados com a Lei Brasileira da Inclusão (nº 13.146/2015).
Autismo
O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) atinge o desenvolvimento infantil, com causas multifatoriais que envolvem aspectos genéticos e ambientais e que afetam os aspectos funcionais, como a interação social, comunicação e comportamento.
Atualmente, o Manual Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais – quinta edição (DSM-5) utiliza o termo TEA para se referir a quadros psicopatológicos com variação de sintomas: alguns indivíduos apresentam sintomas leves, ao passo que outros apresentam sintomas mais graves. O transtorno usualmente surge antes dos três anos de idade.
Os critérios diagnósticos são eminentemente clínicos, realizados, em sua maioria, por uma equipe interdisciplinar.
Seja muito bem-vindo ao meu espaço como jornalista no WordPress! Aqui, você encontrará uma variedade de artigos que abordam temas desde política e economia até cultura e tecnologia. Meu compromisso é trazer conteúdo informativo e inspirador, buscando sempre a verdade e uma visão imparcial.