O Hospital Municipal de Paulínia (HMP), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, vai receber no dia 09 de fevereiro, a 1ª Campanha de Doação de Sangue do ano. Os interessados deverão comparecer no HMP das 8h30 às 12h. A entrada é pela rua Miguel Vicenti Cury (lateral da Escola Estadual Porphyrio da Paz).
Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde e alimentado, ter entre 16 e 69 anos (para menores de idade, consultar o site da Hemocentro – Centro de Hematologia e Hemoterapia – Unicamp), pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato. Recomenda-se também evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem à doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes.
Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação. Vale lembrar que o coronavírus foi incluído nos critérios de triagem e pode trazer alguns impedimentos para as pessoas que viajaram para o exterior ou tiveram algum contato com a doença (no site da Hemocentro – Centro de Hematologia e Hemoterapia – Unicamp é possível se informar das condições para doação em relação a essa infecção).
No mais, outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista de triagem, no dia da doação. Nesse sentido, confira antes os pré-requisitos básicos à doação e o horário de atendimento no HMP.
Seja muito bem-vindo ao meu espaço como jornalista no WordPress! Aqui, você encontrará uma variedade de artigos que abordam temas desde política e economia até cultura e tecnologia. Meu compromisso é trazer conteúdo informativo e inspirador, buscando sempre a verdade e uma visão imparcial.